segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

 

Novo Nascimento, o que é?
Texto: Jo.3:1-9
Introdução
A maioria de nós, quando ouve o termo “Novo Nascimento”, logo associa o mesmo ao ir à igreja, ser membro de uma igreja evangélica, confessar Jesus como Salvador ou ir para o céu. Esse sentido dado ao termo, causa certa bagunça em nossa mente, quando avaliamos determinadas pessoas crentes.
Por exemplo, uma pesquisa nos EUA, chegou à conclusão que, 9% dos evangélicos dão o dízimo; 80% dos jovens mantiveram relações sexuais antes do casamento e; 26% dos crentes tradicionais não vêem problema com o sexo fora do casamento (John Piper, Finalmente vivos, p.13). A pergunta que precisamos fazer é: “se os pesquisadores fizessem uma nítida separação entre dizer e ser”, seria essa a realidade da pesquisa? Certamente que não! na Bíblia claras evidências que distinguem um salvo de um não salvo:
Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. (1Jo.2:29).
Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”. (1Jo.3:9).
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. (1Jo.5:18).
Com isso eu não quero dizer que, um salvo é um sujeito PERFEITO, mas que há um problema quando consideramos a multidão dos conversos, como tendo “nascido de novo”, sem a clara compreensão do que significa o “Novo nascimento”. É claro que, “ir à igreja, ser membro de uma igreja evangélica, confessar Jesus como Salvador, afirmar ir para o céu” fazem parte da vida de um salvo, mas não podemos confundir essas coisas com o novo nascimento em si.
Contudo, fica a pergunta: o que é o novo nascimento? O que Jesus quis dizer com a frase: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (v.3b)? É importante endossar o que John Piper disse: “o novo nascimento muda radicalmente as pessoas” (p.15). E isso se dá, não por algum esforço nosso ou de outro, mas pelo poderoso instrumento divino, “a palavra de Deus” (1Pe.1:23-25).
Com esses questionamentos em mente, convido você a dar uma olhada comigo nesta passagem, e tiramos juntos, algumas diretrizes para entendermos o “Novo Nascimento”. Vejamos!

I. É uma Nova Vida, Não uma Nova Religião (v.1-3)
     A.    Vejam que João fez questão de nos informar que o que mais esse homem era se traduz em uma palavra: religioso. O texto identifica-o como um “fariseu,... um dos principais dos judeus”. Religiosidade não era problema para ele. Nesse quesito ele era completo. Não lhe faltava nada; tinha prestígio de sobra.
    B.    Observem também que ele era um ótimo teólogo, pois conseguiu identificar Jesus como verdadeiro Mestre, dizendo: “sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus” (v.2b). Além disso, autenticou as obras de Jesus ao dizer: “porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes...” (v.2c).
    C.     Talvez se fosse eu e você, que vivemos num mundo que a cada dia clama por auto-afirmação, nos sentiríamos lisonjeados. Mas Jesus direciona àquele ROBUSTO religioso para a necessidade de um novo nascimento, pois diz: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (v.3b).
    D.    Com isso, o Mestre está mostrando que a religião não pode levar ninguém a lugar algum. O máximo que ela pode fazer é fabricar um religioso enfadado com a sua religiosidade, buscando refúgio no campo da observação, para matar a sua curiosidadeA ida dele ao encontro de Jesus, “de noite”, mostra os perigos do seu sistema religioso .
   E.  Por isso o Senhor dirige o pobre homem da alta sociedade judaica, para entender a maior de todas as necessidades de toda a humanidade- o Novo Nascimento. Isso porque, como disse Joh Piper, somente o novo nascimento é que traz “uma nova vida ao mundo” (p.29).
   F.     Aplicação
  1.     O que um menino, um adolescente, um jovem, um homem maduro, um idoso, etc. precisam, não é de alguns rituais, ou práticas religiosas, mas de vida que só pode ser encontrada em Cristo (Jo.14:6). E é somente quando o novo nascimento acontece que haverá vida no homem caído em seu pecado. Jesus disse a mulher samaritana:
aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo.4:14).
 2.     Portanto, não convide as pessoas para fazer parte de uma determinada igreja (isso será conseqüência na vida do verdadeiro convertido), mas convide-as para receber vida em Cristo. Ele que dá vida abundante (Jo.10:10).
Com isso eu pergunto: o que é “Novo Nascimento? Resposta: É uma Nova Vida, Não uma Nova Religião.

III. É Experimentar a Graça de Cristo, e Não Afirmar a Sua Existência (v.2,3b).
  A.    O que mais temos em nossa sociedade são pessoas bajulando as outras, principalmente se as que são alvo de bajulação, são pessoas importantes. Nicodemos veio com esse discurso “Rabi...”. Não ignoro a sinceridade deste homem, mas a sua sinceridade não justifica o nível com que se aproximou de Jesus.
  B.    A teologia dele era correta, mas a sua prática era errada. Ninguém é salvo por fazer afirmações teologicamente corretas, acerca do caráter de Cristo. E o Senhor viu isso na vida de Nicodemos, tanto que, direcionou o religioso para a sua maior necessidade, ao dizer: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. No (v.7), Jesus é mais direto ao dizer: “importa-vos nascer de novo”.
  C.     O homem natural [não regenerado] tem a tendência de se ater as coisas espetaculares [sinais e maravilhas] e dá crédito a quem às realiza, mas essa postura não é o bastante, quando esse indivíduo ainda não nasceu de novo. Teologia correta sem novo nascimento é o caminho mais perto para viver a eternidade, separado de Deus. Por isso a palavra de ordem é: “importa-vos nascer de novo”. Sem esse passo, todas as nossas afirmações são nada.
  D.    Aplicação
1.     Queridos, Cristo não se encanta com o que dizemos dele, mas se encanta o bastante, com o que fazemos daquilo que ele nos propõe. Lucas registra que certa mulher se dirigiu a Jesus exclamando:
Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (Lc.11:27-28).
2.     Essa mesma palavra é a que denuncia quem nós somos, como descendentes de Adão, e nos apresenta a maior de todas as necessidades que temos- o novo nascimento.
3.     Afirmações claras e acertadas acerca de Jesus têm o seu lugar em nossa salvação; tanto que Ele perguntou aos discípulos o que eles pensavam a Seu respeito, e ao ouvir a resposta de Pedro, elogiou-o pela ação divina na vida daquele discípulo (Mt.16:15-17).
4.     Contudo, nada traz maior satisfação ao Mestre, do que alguém que se rende aos seus pés, reconhecendo-O como Salvador e Senhor. Um exemplo dessa satisfação pode ser visto no encontro dEle com Zaqueu, ao dizer: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abrão” (Lc.19:9).
5.     Portanto, não nos acostumemos com boas e precisas afirmações, mas que permitamos que a graça de Cristo penetre em nossa vida, de forma que o nosso viver possa transbordar de sua graça. Entendamos que nascer de novo é necessário, se é que queremos ver reino de Deus.
Com isso eu volto a perguntar: o que é “Novo Nascimento? Resposta:
a) É uma Nova Vida, Não uma Nova Religião;
b) É Experimentar a Graça de Cristo, e Não Afirmar a Sua Existência.

III. É Receber pelo Espírito Santo Vida Eterna por meio de Jesus Cristo (Jo.6:63; 17:3; 20:31).
   A.  Spurgeon disse certa vez: “Leve um ladrão para o céu, e a primeira coisa que ele vai fazer é bater a carteira dos anjos”. O que ele queria dizer era que, vida cristã sem transformação, não tem sentido. Uma das razões pela qual Jesus veio ao mundo foi para tirar “o pecado do mundo” (Jo.1:29). Paulo disse que Jesus “foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação” (Rm.4:25).
   B.  E na leitura que fizemos, percebemos que tudo começa com a atuação do Espírito Santo (6:63). É Ele quem convence “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo.16:8). Sem a obra do Espírito Santo, é impossível o morto vir à vida. Pedro compreendeu isso quando chamou os crentes de “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação [separado para Deus] do Espírito...”. Isso é necessário, porque a nova vida que recebemos é sobrenatural.
   C.  Além disso, Jesus explicou que a vida eterna à qual alcançamos nele, é nada mais que um retorno à comunhão com Deus (Jo.17:3). Ao fazer essa afirmação, observem que Jesus destacou algo importante que não podemos esquecer. Ou seja, vida eterna, disse Ele: é só com “o único Deus verdadeiro”.
  D.  Por fim, João justificou o registro dos feitos de Cristo, com o intuito de que o pecador se arrependa e creia nEle (Jo.20:31). A única forma de alguém alcançar esse benefício de Deus é aceitando o sacrifício providenciado por Ele “e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.
   E.   Aplicação
1.     Hoje é moda associar o evangelho a riqueza, ao sucesso emocional, a saúde perfeita, as propostas de auto-ajuda, etc. Porém, quando vasculhamos o NT, o que enxergamos é outra coisa. Nada que possa ser comparado com prata, ouro, encanto ou realizações; mas com algo indestrutível, belo, indescritível, eterno e glorioso.
2.     Isso só se consegue quando o indivíduo nasce de novo, por obra do Espírito Santo (Tt.3:5), na pessoa de Cristo, que segundo Ele é  o único “caminho” (Jo.14:6), “o pão da vida” (Jo.6:35) e a “luz do mundo” (Jo.8:12). Fora de Cristo não há vida, pois como João disse: “Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu filho” (1Jo.5:11).
3.     Portanto, o “Novo Nascimento” vem com a proposta de nos tirar do reino das trevas, e nos transportar para o reino de Cristo (Cl.1:13). É um chamado para que “quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano” (Ef.4:22).


Conclusão
Diante do exposto até aqui, desafio você a pensar com carinho cada vez mais nas práticas de “ir à igreja, ser membro de uma igreja evangélica, confessar Jesus como Salvador, afirmar ir para o céu”; no entanto, essas coisas em si não garantem um “Novo Nascimento, pois o mesmo:
1.      É uma Nova Vida, Não uma Nova Religião
2.      É Experimentar a Graça de Cristo, e Não Afirmar a Sua Existência e;

3.       É Receber pelo Espírito Santo Vida Eterna por meio de Jesus Cristo.        
Viva o novo nascimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário