Qual a Relação Entre a Ação de Deus e a Ação do Homem
no Novo Nascimento?
Texto: 1Pe.1:22-23
Introdução
Em 2008 fiz uma viagem com minha família de SP para a
BA e PE. Faltando uns quinze
quilômetros para chegar à casa dos meus pais, o carro deu problema,
justamente num período chuvoso, em um trecho de bastante lama. Com muita luta chegamos ao nosso
destino.
Depois de levar o carro ao mecânico, fui informado de que
o “sensor map”, cuja função era coordenar
o sinal para que o motor tivesse força, estava com defeito. Segundo o profissional, a dita peça foi
danificada pela água; e sem ela era impossível o carro ter força. Troquei a peça e segui viagem.
Esta pobre história ilustra a “relação entre a ação de Deus e a do homem no acontecimento do novo
nascimento”. A Bíblia coloca a
responsabilidade do homem e a Soberania divina como uma “estrada de mão dupla”. Porém,
precisamos tomar cuidado, porque há uma “linha
tênue/sutil”, e nós podemos pender de mais tanto para um lado como para o
outro.
O que podemos dizer de antemão, é que Deus nos elegeu
antes da fundação do mundo (1Pe.1:2), providenciando todos os recursos para que
pudéssemos manifestar fé nEle, por meio de Jesus Cristo (At.16:14; 1Pe.1:18-21;
Rm.10:9,13,17). Então, diante da
providência divina para salvar o pecador e a responsabilidade deste, como que
podemos entender a ação de cada parte? Demos
uma olhada na Bíblia e entendamos como isso se dá.
I. Tudo Começa
Com Deus (v.23)
A. Uma pessoa ligada a mim tem a tendência de querer me ajudar, além da sua força. Eu diga a ela, quando está me ajudando com peso: divida comigo, pois é muito peso para você. Mas ela insiste na sua coragem e disposição.
B. Algo semelhante acontece com muita gente, no que se refere a entender a força motriz da sua salvação. Há nessas pessoas, certa dose de sentimento de inferioridade, em se declarar totalmente dependente da ação divina. Mas nesse texto, Pedro revela duas ações divinas, as quais o definem como o começo de tudo.
1.
Ele é a Causa
Decisiva. A ideia aqui, a partir do
original, é, que, por meio do instrumento “Palavra”,
Deus inicia com efeito duradouro, o trabalho de regeneração naqueles que estão
sendo salvos. O verbo “fostes” ou “tendo sido”, elimina qualquer decisão inicial do próprio homem. Deus é tão somente o causador da
salvação.
2.
Ele Usa
a Palavra Como Instrumento. Como já
apontado, a segunda ação divina, que estabelece Deus como o iniciador de tudo,
é o instrumento do qual Ele se vale- a Palavra. Não há nada na Bíblia que mostre Deus usando outro meio que não
seja a sua Palavra (cf.Tg.1:18). A Bíblia fala de vários exemplos de pessoas
que foram salvas mediante o ouvir a Palavra:
a)
Os ouvintes de
Pedro (At.2:37); b) O eunuco (At.8:26-38); c) Lídia (At.16:14);
d) O Carcereiro (At.16:32).
C. Aplicação
1.
Nada neste mundo
é obra do acaso ou do naturalismo. E
se tratando da salvação de um pecador, mais ainda. Se há possibilidade de alguém ser salvo, só é possível porque Deus
iniciou e percorre todo o trajeto que proporciona salvação ao homem (Ef.2:8-10).
Brade/ vocifere/ pronuncie/ grite do
mais profundo do seu coração em gratidão a Deus, se você já foi alcançado por
Ele.
2.
Se há uma
verdade neste mundo é o fato que entregues a nós mesmos, não seriamos capazes
de nos achegar a Deus. Um morto não
consegue produzir oxigênio para si mesmo. Deus
é o único que providencia o cilindro com oxigênio suficiente para alguém ter
respiração.
Eis aqui a descrição da ação divina, que proporciona o
novo nascimento. Tudo Começa
Com Deus.
II. O Homem é Responsável
(v.22)
A. Ao longo da história da igreja, houve sempre uma disputa neste aspecto. Uns acham que Deus faz tudo; outros acham que o homem é quem decide no final de tudo. À luz da Bíblia podemos dizer que o que acontece na relação da ação divina e a humana no novo nascimento, é que “Deus é a causa da ação humana”. Em outras palavras: o homem não decide, mas faz parte do processo.
B. John Piper ilustrou esse principio com a relação que há entre o fogo e o calor ou entre o fogo e a luz (Finalmente Vivos, p.101) Ninguém diz que a luz ou o calor provocam o fogo, mas o contrário. Pois bem, Pedro ao tratar da ação humana, deixou claro, em que consiste a ação do individuo diante de tudo que Deus proporciona para salvá-lo. Vejamos!
1.
Por Obedecer
(v.22). Na cabeça de Pedro não há
possibilidade de alguém ser salvo simplesmente pela simpatia ao evangelho. O pacote salvífico divino,
providenciado por Deus, requer uma resposta por parte do homem, que nada mais é
do que obedecer. Essa é a lógica no
argumento de Pedro. Deus move o céu, e ao homem cabe ouvir a voz divina e sair
do túmulo, em obediência. Observe
mais uma vez que é obediência à verdade, referindo-se a Palavra de Deus.
2.
Por Manifestar
Fé (v.21). Observamos aqui que a
ação do homem que começa com a obediência, deve levá-lo a fé em Deus,
por meio de Cristo, destacado nos (v.19-20). A fé que Deus requer do homem é mais do que mero assentimento/
concordância; é uma entrega total do homem ao seu Salvador.
3.
Como disse o
autor da carta aos hebreus: “sem fé é
impossível agradar a Deus” (Hb.11:6). Assentimento
vazio, até Satanás manifesta, pois afirma Tiago: “Até os demônios crêem e tremem” (Tg.2:19). A fé por meio da qual Pedro diz que seus leitores foram salvos é
vista nas suas atitudes (1:13-15,22).
C. Ilustração
“Li esta
semana uma postagem em que alguém ao receber a notícia de crianças sendo mortas
por sua fé, pedia misericórdia a Deus por elas”
D. Aplicação
1.
Eu entendo o
pedido daquela pessoa, e oro pelo mesmo. Mas
ao comparar a postura daquela gente perseguinda, dentre elas, muitas crianças, morrendo
por sua fé no Salvador; sou ao mesmo tempo constrangido pela a minha fé
barata e de tantos outros neste século, num país onde temos tanta
liberdade.
2.
O evangelho está
tão barateado, que alguns são capazes de reconhecer seus animais de estimação
como crentes. Mas o conceito do
cristianismo é outro. Muitos, se é
que em algum momento de suas vidas enxergaram o caminho lamacento do pecado,
que os levaria para o inferno, hoje já não dá mais importância a isso. Sua fé é oca, e é colocada neles mesmos
ou em outros.
3.
John Piper ao
falar desse texto, nos encoraja a pensarmos em quatro questões:
a.
Devemos crer para sermos salvos;
b.
Entregue
a nós mesmos, não cremos;
c.
O Deus gracioso
é a causa decisiva da fé;
d.
E conforme
(Pe.1:22) nenhum aspecto da
vida deixa de ser afetado pelo o novo nascimento.
Conclusão
Pergunto: Qual é a relação entre a ação do homem e a
ação divina no novo nascimento?
I.
Tudo começa com Deus
1. Ele é a Causa decisiva
2. Ele Usa a Palavra como instrumento
II.
O homem é responsável
1. Por Obedecer
2. Por manifestar fé
Pense nisso!
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