terça-feira, 17 de março de 2015

Resultado de imagem para Plantas brotando do solo 

Os Efeitos do Novo Nascimento
Texto: 1Jo.5:1-5; 3:1-10
Introdução
Quando olhamos para o ensino, observamos que para detectar se o aluno aprendeu, alguns testes são realizados, sejam por meio de provas, trabalhos ou seminários. Na saúde, na vigilância sanitária, entre outras áreas, também se procede por meio de testes, para detectar de as coisas estão de acordo com o recomendado. Essa semana, por exemplo, um hipermercado foi interditado por órgãos fiscalizadores aqui em João Pessoa. Aplicado os testes, foi achado em falta.
Na nova vida em Cristo não é diferente. A obra de Cristo foi tão eficiente, que os que têm sido alcançados por ela, evidenciam que são do Senhor. Em outras palavras, os que são de Cristo, se submetidos aos testes da Palavra de Deus, especialmente ao conteúdo da carta de 1João, não serão achados em falta. Como disse o velho João: “E a si mesmo se purifica todo o que nele tem essa esperança, assim como ele é puro” (1Jo.3:3).
Por que isso é importante? Porque segundo escritor, ao escrever a sua carta, tinha entre outros objetivos, mostrar que os verdadeiros cristãos têm a vida eterna (5:13). Porém, essa vida eterna é evidenciada pelo estilo de vida dos conversos (1:5-6; 2:1,3-6). Logo, aplicado os testes, os salvos surgem.
Com isso em mente, eu gostaria de compartilhar com vocês alguns dos efeitos que resultam do novo nascimento.
I. Uma Correta Compreensão da União do Crente com Cristo (5:1-3).
A.     Para compreender esse principio, é importante conhecer o contexto no qual João escreve. Dentre outras coisas, havia entre os leitores do apóstolo, pessoas negando a encarnação do Senhor Jesus Cristo. Então para João, pertencer a Deus, significa professar Jesus com todas as descrições acerca dEle, apresentadas ao longo das Escrituras “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo” (v.1).
B.     Dentre as descrições que a Bíblia faz acerca de Senhor Jesus, há aquelas de ordem do sofrimento, em prol dos seus (Is.53:4,5).
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas sua pisaduras fomos sarados
Essa citação é importante porque ao relacionar o novo nascimento à crença da natureza humana de Cristo, João espera duas coisas da parte dos salvos:
1.     Um sincero relacionamento com o seu irmão (v.1b). Amar a Deus é amar o irmão em Cristo. E, mais, amar o irmão Cristo é demonstrado à medida que a pessoa ama a Deus e considera os Seus mandamentos (v.2). Não há nenhuma ação, inclusive o amor, por mais bem intencionada que seja, desconectada da Palavra de Deus.
2.     Uma visão correta dos mandamentos divinos (v.3b). Nada daquilo que Deus pede dos Seus servos é demais para eles. O fracasso em seguir a vontade de Deus não se deve a falta de fé; mas a falta em obedecer a Deus.
 Enfim, nossa união com Cristo envolve conhecê-Lo como descrito nas Escrituras, e segui-Lo no trato com os outros.
C.     Aplicação
1.     A crença de muita gente é como uma salada de fruta. Tem um pouco do Edi, do RR, do chapéu de couro, do Malafaia, etc. O pior de tudo é que muitos não podem perceber o vento bater numa direção, que logo seguem em busca de uma nova aventura. 
2.     Não tempo de João havia muito vento, vindo de diferentes direções. Mas a exemplo de um bom pastor, ele alertou os seus leitores dos perigos de uma falsa conversão. Para ele, ser salvo é entender o que significa seguir a Cristo.
3.     Associado a isso, importar com o meu irmão é colocar-me ao seu lado, inclusive, ajudando-o a não se enganar ao longo da sua caminhada com o Senhor. O próprio João é exemplo de alguém que ama de fato aqueles que Deus colocou em sua vida, alertando-os dos perigos (3:7a).
Eis aqui o primeiro efeitos que resultam do novo nascimento. Uma Correta Compreensão da União do Crente com Cristo.

II. Uma Correta Compreensão do que Significa Vencer o Mundo (v.4-5).
A.   A grande luta que o cristão enfrente no seu dia a dia é obedecer a Deus. Diante disso, guardar o os mandamentos de Deus é sempre um desafio, mas não impossível, pois diz o apóstolo: “os mandamentos de Deus não são penosos” (v.3b). Ao afirmar isso, João fundamenta o seu ensino no fato que “todo o que é nascido de Deus vence” (v.4a).
B.   Mas vejam que vencer nada tem a ver com determinar, como se houvesse palavra mágica, mas como resultado da nossa fé (v.4b,5). Toda a nossa postura e decisão em seguir o plano de Deus para a nossa vida, são resultado do nosso vínculo com o Filho de Deus (v.5). Em outras palavras, sem entender e praticar o que está envolvido entre nós e o Senhor Jesus é impossível vencer. Observe a pergunta de João: “quem é o que vence....? A sua resposta é: “senão aquele que crê...?
C.   Aplicação
1.     Queridos, a nossa maior luta não são as péssimas condições políticas, econômicas e sociais do nosso atual Brasil. A maior de todas as nossas lutas é nos encontrarmos dentre da vontade de Deus para a nossa vida. Temos um Deus soberano conduzindo a nossa história, e nada, absolutamente nada irá frustrar o Seu plano, nem mesmo nós.
2.     Fomos chamados para glorificar O Deus eterno em tudo que fazemos.
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer; fazei tudo para a glória de Deus” (1Co.10:31).
E tudo o que fizerdes, seja em palavras, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus dando por ele graças a Deus” (Cl.3:17) .
O grande desafio da igreja do século XXI é se encontrar obedecendo a Deus.
3.     Diante disso, lhes desafio a rever o que mais lhe traz alegria: se encontrar dentro da vontade de Deus, ou alcançar os seus mais preciosos projetos de vida. Sejam eles legítimos ou não. O que é ser um vencedor para você? Pense sobre isso.
Eis aqui mais um efeito do novo nascimento. Uma Correta Compreensão do que Significa Vencer o Mundo

III. Uma Correta Compreensão de Estar Livre da Prática do Pecado (1Jo.3:1-10).
A.   Em toda a história do povo de Deus, um dos princípios que rege essa história é o fato que, por ser Deus um Deus Santo, os seus filhos devem ser santos. Isso não significa perfeição, visto que enquanto nesse corpo pecaremos, mas significa uma constante luta contra o pecado. Dessa forma, a perfeição é um alvo, mesma sabendo que nessa vida não a alcançaremos; mas com a certeza de que Cristo nos apresentará sem mácula nem ruga (Ef.5:27).
B.   Estabelecido isso, vejam os fatores que nos ajudarão a entender o que significa estar livre das amarras do pecado.
1.     A grandeza do amor de Deus para conosco (v.1-2). Não valíamos nada, mas assim mesmo o Senhor resolveu nos amar em Cristo Jesus.
2.     A consciência que devemos ter de que o pecado é sempre um entrave (v.3-6). A caminhada do crente é marcada por uma constante luta contra o pecado (v.3). Essa luta é uma das marcas do salvo (v.6a).
3.     O estilo de vida define quem é do Senhor e quem não é (v.7-10). Não existe meio termo. Quem foi justificado pelo sangue de Cristo é conhecido pelas práticas justas (v.7). O que não podemos dizer do contrário (v8).
C.   Aplicação
1.     Queridos, não faria nenhum sentido se o Senhor Jesus vindo a esse mundo, sofresse, morresse e ressuscitasse, e se na aplicação do seu sacrifício na vida de um individuo, não produzisse nenhuma mudança. Falando da morte de Cristo, Paulo afirmou:
E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2Co.5:15).
2.     Andar em novidade de vida deve ser o maior empreendimento do cristão (2Co.5:17). E essa decisão é algo individual. Quando indagado por uma multidão que ouvia a pregação da Palavra de Deus, sobre o que deveriam fazer, respondeu-lhes Pedro:
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo” (At.2:38).
3.     Diante disso, saibam que andar com Cristo não é ser perfeito, mas ser sensível ao estrago que o pecado pode fazer em suas vidas. Amem a Cristo, andem com Cristo e vivam com e para Cristo, e vocês serão as mais preciosas testemunhas da sua graça.
Conclusão
Portanto, se no ensino, saúde, vigilância sanitária, entre outras áreas, existem requisitos para provar se as coisas estão funcionando como manda a cartilha, na vida cristã não é diferente. efeitos na vida daqueles que nasceram de novo.
1.     Uma Correta Compreensão da União do Crente com Cristo.
2.     Uma Correta Compreensão do que Significa Vencer o Mundo.
3.     Uma Correta Compreensão de Estar Livre da Prática do Pecado.
Leiamos (Romanos 6:1-7)

Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado.     
Pensem nisso!

3 comentários: