domingo, 5 de julho de 2015

Por que Jesus É o Melhor de Deus Para Você?

Resultado de imagem para jesus cristo crucificado
Marcos 6:30-44
Introdução
Um velho mestre ao saber que o seu discípulo estava sendo traído por sua esposa, tentou de todas as formas avisá-lo daquela crueldade. Mas o jovem loucamente apaixonado não queria acreditar, apesar de ter o seu mestre na mais alta consideração. Ele até achava que a idade avançada do velho era a razão da sua loucura.
O senhor idoso esperou uma oportunidade, e com muito esforço, colocou o seu discípulo na cena da traição. Após ver a cena horrorosa, o jovem traído se dirigiu ao seu guru, e lhe disse: “quando o senhor tentou abrir os meus olhos, pensei que estavas louco. Mas agora vejo que o senhor não é louco, mas o meu amigo”. E arrematou: “obrigado mestre, pois agora sei que te importas de verdade, comigo”.
Na caminhada cristã, às vezes sem perceber, achamos que o Senhor e Salvador Jesus é um louco, na maneira como Ele insiste em cuidar de nós. A razão é que estamos tão apaixonados pela a nossa ótica de ver a vida, que suspeitamos do Seu cuidado para conosco.
Mas Deus nesta noite, tem um recado especial para você, acerca de como tu podes encarar o Seu Filho amado, como o melhor da parte dEle para você. Diante disso, vejamos por que Cristo é o melhor de Deus para você!

I. Ele é Sensível às Tuas Lutas (v.31,34)
vinde repousar”, “não tinha tempo”, ”eram como...”
A.    No primeiro versículo, o Senhor lida com os discípulos que tinham retornado de uma missão (v.7,30). Jesus não dá a eles outra missão, até lhes proporcionar recuperação da canseira, causada pela primeira (v.31). Ele é como um médico esportivo, que sabe até onde o atleta pode ir.
B.     No segundo versículo, o Senhor passa a observar um grupo de pessoas que, depois de andarem uma grande distância (16 km) à sua procura, encontram-se exaustas. E mais uma vez, Marcos testifica da sensibilidade do Mestre para com àquela gente, ao registrar: “ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e...”. Enquanto isso, os discípulos que haviam sido assistidos por Jesus (v.31), estão sugerindo com as melhores das intenções, ao dizer: “despede-os...” (v.36). Isso mostra que há diferença na maneira como Deus e o homem veem as lutas dessa multidão.
C.     Ilustração
Certa vez um homem, depois de ouvir de um discípulo de Cristo, que este havia encontrado o Messias, recusou-se a aceitar. Algum tempo depois, Jesus o encontrou, e saudou-o nos termos: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!” (Jo.1:47). Perguntou Natanael: “Donde me conheces”? Respondeu-lhe Jesus: “antes de Filipe te chamar, eu ti vi, quando estavas debaixo da figueira” (v.48).
D.    Aplicação
1.     No fragor das lutas, muitas vezes somos levados a achar que nos momentos mais cruciais da vida, Deus está indiferente a nós. Achamos que Ele só pode ser encontrado nas coisas espetaculares.
a)     Ilustração
Uma pai depois de perder seu filho famoso, ao ser entrevistados, perguntou: “será que Deus existe?”
 Mas é engano nosso pensar assim.
2.     Como O Senhor esteve ciente da caseira dos discípulos, da desorientação de uma multidão e dos momentos de reflexão de Natanael debaixo da figueira, assim ele se torna ciente das nossas labutas.
3.     Seja sua luta sentimental, física, material, espiritual, financeira ou intelectual, Deus está mais do que ciente. Não deixe que o desânimo te derrote. Converse com Ele e reconheça a presença dEle com você.
Eis o primeiro indicativo de que o Filho de Deus é o melhor da parte dEle para você. Ele é sensível às Tuas Lutas.

II. Ele Foca as Tuas Particularidades (v.31b,34b)
não tinha tempo nem...”, “como ovelhas que não...”
A.    O Senhor Jesus nunca cuida dos seus por atacado. Cada um deles é cuidado de forma individual, e Ele vê suas particularidades, individualmente. Na vida dos discípulos, Ele enxerga a canseira, a exaustão física. Como observou um pregador: “O convite de Jesus ao descanso é a expressão de seu cuidado pastoral pelos discípulos” (Dewey M.M. série cultura bíblica, p.75).
B.     Quanto à multidão, o Senhor vê outra particularidade: a desorientação.  Da frase: “como ovelhas que não tem pastor”, podemos tirar algumas lições:
1.     Uma ovelha sem pastor não pode achar o caminho. A pior coisa na vida de uma pessoa é ela não saber para onde está indo. Foi assim que Jesus viu aquela gente.
2.     Uma ovelha sem pastor não pode achar pastos e alimento. Nenhum lugar além do aprisco, nenhuma pessoa além do pastor pode alimentar verdadeiramente a ovelha. Jesus contemplou uma multidão faminta.
3.     Uma ovelha sem pastor não tem defesa contra os perigos que a ameaçam. Se tem uma coisa que as ovelhas tem de aprender, é que elas não podem viver sem um pastor. Jesus viu aquelas ovelhas ameaçadas.
C.     Ao ver essa situação calamitosa na vida daquela multidão, Jesus se compadece dela. O verbo “Compadecer” indica o “grau mais elevado de simpatia pelo que sofre” (Dewey M.M. série cultura bíblica, p.75). E vale lembrar que esse verbo só é usado para Jesus.
D.    Ilustração
Eu tive um professor no seminário que compartilhou conosco que ao longo de cada mês ele saia para passear com seu casal de filhos, separadamente, pois ele entendia que cada um tinha sua particularidade, e “queria ajudá-los individualmente
E.     Aplicação
1.     Essa é uma bela ilustração de como o Senhor vê os seus discípulos. Nunca Ele mistura num mesmo pacote os problemas de todos eles. Ele sabe que cada um tem seus pontos fortes e fracos. Um estudo cuidadoso das sete cartas registradas em apocalipse, nos ajudará a ver como o Senhor lida com se povo.
2.      Eis uma das razões por que a Bíblia tem resposta para todos os problemas do seu povo. Razão por que Ela fala de coisas registradas há mais de 3000 mil anos, e que nesse século, os estudiosos têm atestado sua veracidade. Este livro é único, pois é o livro do Deus único, que nos vê de forma única.
3.     Portanto, no teu relacionamento com Deus, seja você mesmo. Nunca tente imitar a fé do outro. Também não espere Deus tratar do seu problema da mesma forma como trata com o do seu semelhante.
Eis mais um indicativo de que o Filho de Deus é o melhor da parte dEle para você. Ele Foca as Tuas Particularidades.

III. Ele Mira as Tuas Reais Necessidades (v.31a,34c).
vinde repousar...”, “passou a ensinar-lhes...”
A.    Vez por outra surge o caso de um “profissional da saúde trocando a medicação” do seu paciente. Outros “receitando um determinado remédio”, achando que todas as patologias são iguais. Por outro lado, você nunca verá o médico dos médicos receitando uma medicação invertida, nem indicando um remédio para uma patologia errada.
B.     Com os discípulos, o Senhor lidou com a canseira física. Ele sabia o que causaria as poeiras das estradas da Galileia, o que o sol escaldante poderia provocar.  A expressão um “pouco”, mostra que, “Este ‘pouco’ de Deus, todavia, sempre é algo grande para nós” (Adolf Pohl, Comentário Esperança, p.144).
C.     Já com a multidão, o Mestre passou a mirar a “desorientação” daquele povo. Havia a necessidade de Ele dar-lhes segurança espiritual. O povo estava perdido, sem esperança eterna, enganado pela falsa esperança, sem guia espiritual com uma visão sadia. Nesse contexto, Jesus passa a mostrar-lhes a perspectiva eterna.
D.    Ilustração
Quando Elias fugia de Jezabel, e pediu para si a morte; O Senhor começou pelo estômago do profeta, só depois chegou às questões da alma.
E.     Aplicação
1.     Muitas vezes somos como um agricultor que plantou um milho, e diante de uma estiagem, ele pediu que Deus mandasse chuva, o que foi feito. Diante de muita chuva que pediu que Deus retirasse a chuva, o que foi feito. Diante da estiagem ele pediu mais uma vez a chuva... Diante de mais chuva, ele pediu estiagem. Por fim sua plantação morreu.
2.     Na verdade, somente Deus sabe nossa real necessidade. A grande tragédia na vida de parte do povo de Deus, é sua teimosia em sustentar a sua sabedoria, quanto àquilo que eles precisam. Não é por acaso que Cristo é o nosso Mestre celestial, e conhece as mais profundas necessidades dos seus.
Eis mais um indicativo de que o Filho de Deus é o melhor da parte dEle para você. Ele Mira as Tuas Reais Necessidades.

IV. Ele Te Socorre em Lugares Onde Jamais Você Possa Imaginar (v.35b,,37b)
é deserto este lugar”, “duzentos denários...”
A.    A fé de muita gente é resultado daquilo que os seus olhos veem. Faz parte de nossa natureza caída agir assim. No entanto, o fato de Jesus ter sido introduzido em nossa história, a ponto de morrer em nosso lugar, é um convite para que ajamos a partir de Sua ótica.
B.     Mas a exemplo dos discípulos, nós quase sempre nos apegamos a “escassez do deserto”, e dizemos com eles: “é deserto esse lugar, e já avançada a hora; despede-os para que...” (v.35-36a). Mas Jesus sabiamente os desafia a considerarem aquele lugar, uma oportunidade para vencerem as impossibilidades, ao dizer: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (v.37a). Porém, mais uma vez, os doze “veem apenas a impossibilidade de executá-la” (Adolf, p.77), ao dizer: “iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?” (v.37). A lógica deles era: se o lugar é pura escassez, quanto mais os recursos.
C.     Porém, o Senhor, Criador e Sustentador deste Universo, entra em atividade, guiando-os “segundo o nível de entendimento” (Adolf ,p.77) deles (v.38). Só que ao fazer isso, Jesus “envolve os discípulos no processo” (Adolf  p.77) (v.38), dando uma tarefa que não exige entendimento, mas somente obediência (v.41). Os (v42-44) indicam o ápice na narrativa, mostrando o Homem perfeito, apresentado por Marcos, o qual é também contrastado com a atitude dos discípulos, diante da multidão necessitada (v.36-36).
D.    Ilustração
Alguém disse que “Uma pessoa emocionalmente superficial precisa de grandes eventos para ter prazer, uma pessoa profunda encontra prazer nas coisas ocultas, nos fenômenos aparentemente imperceptíveis” (Augusto Cury, Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, p.29).
E.     Aplicação
1.     Jesus faz exatamente isso, Ele é experiente em nos surpreender com sua provisão, em lugares jamais imaginados por nós. Precisamos ter mais do que algumas “frases elaboradas por terceiros”, para evidenciarmos de fato a nossa confiança Nele.
2.     Este é o Deus que foi com Abraão em terras estranhas, com Jacó quando este se tornou isca de um oportunista, com Moisés diante do poder do Egito, como José quando injustiçado, com Daniel na cova dos Leões, com Jeremias num poço lamacento, com Jesus no túmulo e com Paulo em vários perigos.
3.     Diante disso, você não precisa negar o seu “deserto escasso”, mas também não esqueça que mesmo lá, Deus pode manifestar sua providência. E ainda mais, Ele pode te usar para escrever a história que Ele quer escrever acerca do seu momento.

Conclusão       

Talvez você já ouviu, leu ou cantou a frase "o melhor de Deus ainda está por vir". Pois é, esta é um equivocada compreensão da providência divina, visto que o melhor de Deus já veio- Jesus. Por qual razão? Porque... 
1 Ele é Sensível às tuas lutas;  
2. Ele Foca as Tuas Particularidades;  
3. Ele Mira as Tuas necessidades e; 
 4. Ele Te Socorre em Lugares Onde Você jamais Possa Imaginar. 
Valorize, portanto, o melhor de Deus para você, em sua vida. 
Maranata! Vem, Ó Nosso Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário