sábado, 10 de janeiro de 2015


Como anda o aconselhamento?
É triste dizer, mas “vivemos em tempos estranhos” (John MacArthur). A igreja mais do que em qualquer outra época, vive de mãos dadas com a psicologia. De início podemos afirmar, com tão bem colocou John MacArthur que:
               “A psicologia e o cristianismo são antagônicos desde o princípio[1]”. 
Essa diferença se dar em razão de o cristianismo ter sua origem em Deus, enquanto que:
    “a... psicologia baseia-se em pressupostos ateístas e fundamentos evolucionistas[2]”. 
Os dois andam de mãos dadas.  Vejamos  seus fundamentos!

Os fundadores da psicanálise ou psicologia[3]
   1. Freud- “odiava a religião, especialmente a religião cristã”. Seu maior desejo foi “destruir a fé das pessoas num Deus cristão”. Ele considerava a fé cristã como “uma neurose pessoal e um mal social”. Sua mais perigosa declaração era: “Eu me tenho por um dos mais perigosos inimigos da religião”. Para ele a religião era, “a neurose obsessiva da humanidade”. Carl Marx também disse que a “religião é o ópio do povo”.
   2. Carl Jung- Ele dizia que, “todos os neuróticos buscam o religioso” e “toda conversa acerca de Deus é mitológica”. Seu conselho aos teólogos protestantes era que deveriam “abandonar seu... alegado conhecimento de Deus pela fé e admitir ao leigo que está mitologizando”. Ele rotulou o cristianismo bíblico de “oco, irrelevante e daninho”.
Obs.: todo esse emaranhado de idéias psicológicas surgiu “dessas raízes antigas, que cresceram a partir de sementes de rebelião contra Deus”. (Fatos sobre auto-estiam- psicológica p.24)
Portanto, caros irmãos, a pregação fiel da Palavra de Deus é o fiel meio de graça para a igreja ser edificada. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo.15:3; cf. 1Co;1:21; Hb.4:12). 
MacArthur está certo ao dizer:
       “Deus mesmo não estima muito os conselheiros que reivindicam representá-lo, mas que, na realidade, dependem de sabedoria humana” (p.39).

A Igreja e o Aconselhamento
Desde os primórdios do cristianismo, o aconselhamento foi parte integrante do ministério da igreja local. Vejamos alguns textos:
1. (Rm.15:14) “... E certo estou, meus irmãos...  de que estais possuídos de bondade... aptos para admoestarde uns aos outros
2. (Hb.3:13) “... exortais-vos mutuamente...”.
3. (1Tes.4:18) “Consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.
4. (1Tes.5:11) “Consolais-vos uns aos outros e edificais-vos reciprocramente
5. (Gl.6:1) “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós que sois espirituais, corrigi-o com o espírito de brandura...”.
5. (Cl.3:16) “Habite ricamente em vós a palavra de Cristo, instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus”.
Conclusão
A igreja dos nossos dias precisa voltar a seguir os passos da igreja do primeiro século; conhecendo também com fins pedagógicos, a trajetória de grupos, como os puritanos, para edificar a si mesma em amor. Paulo fundamentou a razão de Deus outorgar à igreja uma equipe de lideres, dizendo:
 “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro” (Ef.4:14).
Fazendo assim, a Igreja de Cristo estará efetuando:
“... o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”. (Ef.4:16).
Lembremo-nos da citação que fiz de John MacArthur:
Deus mesmo não estima muito os conselheiros que reivindicam representá-lo, mas que, na realidade, dependem de sabedoria humana”.
Portanto, Pastores, professores, líderes etc., finalizo minha introdução citando três pensadores :

A saúde da igreja depende de pastores que infundem em suas congregações uma profunda convicção bíblica e teológica” Albert Mohler Jr

Igrejas que são alimentadas com nada mais do que “princípios” ambíguos extraídos supostamente da palavra de Deus estão fadadas a imaturidade espiritual, que logo se tornará visível em comportamento, complacência e uma séria de outros males espirituais”. Albert Mohler Jr

“...a pregação da Palavra é a primeira característica distinta da igreja” Lutero

“... a convicção do pastor quanto à pregação teológica se torna o fundamento para a transferência dessas convicções ao coração do povo de Deus” Albert Mohler Jr.

"Encontro no evangelho satisfação para minha mente, satisfação que não encontro em nenhum lugar... Não há um problema em minha vida que o evangelho não oborde e não ofereça uma resposta. Encontro descanso intelectual e resposta para todas as minhas perguntas" (Martin Lloyd-Jones)

Leiamos (2Tm.4:1-2).
conjuro-te perante Deus... prega a palavra,, insta, quer seja oportuno, que não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina

Que o Senhor proteja sua igreja dos predadores?





[1] Introdução ao Aconselhamento, p.15
[2] Introdução ao Aconselhamento, p.26

3] Citações feitas a partir da obra: Fatos sobre auto-estima-psicológica, p.22-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário